Rio do Sul terá Guarda Municipal Mirim

0
1141

A primeira turma de Santa Catarina será apresentada no sábado na sede da Guarda Municipal

Neste próximo sábado 8, haverá a apresentação da turma da Guarda Municipal Mirim de Rio do Sul, primeira cidade de Santa Catarina com este projeto. Participam da iniciativa 32 alunos, com idades entre 12 e 14 anos, de duas escolas da cidade. A solenidade de abertura e apresentação para autoridades e pais será, às 9h, na sede da Guarda Municipal de Rio do Sul (GMRS), na Rua Expedicionário Nardelli, no bairro Santana.

Nesta terça-feira 4, os futuros guardas mirins, que se reuniram no pátio da Escola Modelo Ella Kurth, no bairro Rainha, uma das escolas selecionadas para participar do projeto. A outra unidade é a EEB Paulo Cordeiro, na Rua 15 de Novembro, onde a Guarda Municipal já trabalha há alguns anos com o projeto Aluno Guia.

A iniciativa da GMRS acontecerá em parceria com diversos órgãos e instituições como: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Rio do Sul (SEADES), Secretaria de Educação (SEDUC), Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil e Procon. Todos os parceiros do projeto serão responsáveis por ministrar aulas.

Durante cinco meses os estudantes terão aulas teóricas relacionadas à prática da cidadania. Os encontros vão acontecer aos sábados pela manhã, das 7h20 ao meio dia, na sede da GM e os estudantes terão direito a transporte normal. Ao final do curso, será realizada a formatura e os alunos receberão uniforme completo da guarda.

De acordo com o comandante da GM, Robson Ferreira, depois da etapa teórica os alunos terão uma série de atividades práticas e promoverão ações sociais como campanhas contra as drogas, segurança no trânsito, meio ambiente, realização de panfletagens com cunho educativo e auxílio em blitzes educativas. Ao final do programa, que deve durar aproximadamente um ano, os concluintes receberão certificado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui