Cooperfavi fortalece a agricultura familiar

0
1417

Cooperativa de comercialização realizou assembleia no dia 30 de março. Destaque para a importância da merenda escolar diretamente dos agricultores da Região

A Cooperfavi (Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Itajaí) realizou assembleia no dia 30 de março, em Dona Emma. Contou com público recorde e comemorou os números positivos de 2016.

Mesa composta por autoridades, lideranças e representantes de parceiros da Cooperfavi (Foto: Aurio Gislon/JAV Online)

O presidente da Cooperfavi, Valdecir Caxoeira, abriu a assembleia agradecendo a presença de todos os associados e cumprimentou as autoridades e lideranças que compuseram a mesa. Apresentou os números relativos a 2016, destacando o trabalho da cooperativa em organizar a participação dos agricultores familiares e agroindústrias na chamadas públicas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). A venda direta dos agricultores familiares para a merenda escolar representou 80% dos R$ 3 milhões comercializados pela cooperativa.

Além da merenda, a Cooperfavi auxilia na comercialização de leite, hortifrutigranjeiros, filé de tilápia, venda em feiras e supermercados, entre outras.

Participantes da assembleia vieram de vários municípios da Região (Foto: Aurio Gislon/JAV Online)

O prefeito de Dona Emma, Nerci Barp, falou da importância da Cooperfavi e acolheu os associados visitantes ao município de Dona Emma. “Estamos de braços abertos para acolher e ajudar nesse processo de organização cooperativista, tão importante para quem produz mais de setenta por cento dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros”, disse Nerci.

A assembleia ainda aprovou as contas da cooperativa relativas a 2016 e recebeu novos membros no Conselho Fiscal.

“Quero agradecer a presença, especialmente dos associados de toda a Região que se fizeram presentes, autoridades, lideranças e parceiros. Como foi demonstrado os números de 2016 foram os melhores destes 11 anos da Cooperativa (fundada em 2006) e pra este anos já estamos com várias vendas efetuadas e outras importantes em andamento”, disse Valdecir ao encerrar a assembleia, destacando o slogan da Cooperfavi: “Um Novo Jeito de Comercializar, Valorizando a Agricultura Familiar”.

Após o encerramento foi servido um café, com alimentos compartilhados pelos próprios associados que estavam presentes no evento.

Após a assembleia foi servido café compartilhado (Foto: Aurio Gislon/JAV Online)
Produtos das associados foram servidos no café. No detalhe geleias e pães (Foto: Aurio Gislon/JAV Online)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui