Participantes da assembleia com Dom Onécimo, após missa na Igreja da comunidade (Foto: Aurio Gislon/JAV Online)

Entidade da Igreja atua com grupos de economia solidária e trabalha em diversas temáticas

A Cáritas Diocesana de Rio do Sul realizou assembleia no sábado 18, no salão da Paróquia São José Operário, na Rua XV de Novembro, em Rio do Sul. A assembleia foi coordenada por Pe. Marino Loffi e Ir. Carmela Panini. O bispo diocesano, Dom Onécimo Alberton, participou da assembleia pela manhã e presidiu a missa da Caritas, na Igreja da comunidade.

Os integrantes (a partir das orientações estratégicas da atuação da Cáritas e indicadores que ajudaram na definição das ações), discutiram, avaliaram e aprovaram o Planejamento Operacional 2017.

A entidade que, em âmbito nacional comemora 60 anos de atuação, na Diocese de Rio do Sul atua há sete anos, com ações ligadas aos mais pobres, a exemplo de grupos de economia solidária, formados por agricultores familiares, artesãs, associações, cooperativas e feiras. Destaque para as feiras de economia solidária e agroecologia, com agricultores familiares e artesãs, que comercializam e trocam produtos entre si e com pessoas interessadas.

Sociedade do Bem Viver

Em 2017 a Cáritas definiu atividades para fortalecer iniciativas locais e territoriais, sempre baseadas nos princípios da Sociedade do Bem Viver, (cf At  2,42-27 e 42,32-37). As atividades, por área estratégica, abrangem a economia solidária, a gestão de resíduos sólidos e inclusão de catadores, a questão dos migrantes (em especial haitianos). Também definiu ações sobre as mudanças climáticas e a gestão de risco, além do o voluntariado, com destaque aos jovens e mulheres.

A Cáritas conta com parceiros importantes, como o CEMEAR, as Pastorais Sociais, as Irmãs Catequistas Franciscanas, Defesa Civil, Fórum de Economia Solidária, Instituto Federal Catarinense, Cooperfavi, Apremavi, e outros que ajudam e somam na execução das atividades.

A Cáritas também vai apoiar a participação da Diocese na Romaria da Terra e da Água que tem como tema: Mata Atlântica, nossa casa comum”, com enfoque especial nos desafios do estado de SC. Este ano vai ser realizada em Pescaria Brava (próxima a Laguna), na Diocese de Tubarão, no dia 10 de setembro.

Bazar solidário

Toda segunda-feira, pela manhã, a Cáritas realiza na Sala Solidária, junto ao Colégio Dom Bosco, em Rio do Sul, um Bazar solidário, onde recebe doações de roupas e também doa ou vende a preço bem acessível para angariar fundos e, assim, ajudar a manter as atividades da entidade, em especial, em favor das necessidades das pessoas em estado de vulnerabilidade social.

Assembleia foi realizada no salão da Paróquia São José Operário, em Rio do Sul (Foto: Aurio Gislon/JAV Online)

Cáritas nas paróquias

A assembleia da Cáritas definiu que nos próximos anos vai organizar a entidade em algumas paróquias, com o envolvimento da juventude, incentivando o voluntariado jovem em atividades integradoras da comunidade e que deem visibilidade à entidade!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui