Dívidas do Colombo

O PSD do governador Raimundo Colombo está preparando o divórcio do PMDB, do vice-governador Pinho Moreira. Em recente reunião com prefeitos e vices do PSD de todas as regiões em Florianópolis, coube ao deputado Milton Hobus defender e apoiar candidatura de Gelson Merísio, ao governo do Estado, “hoje o projeto do PSD é Gelson Merísio candidato a governador”, enfatizou Hobus.

O governador Raimundo Colombo jogou mais gasolina no fogo ao afirmar que “Se temos uma dívida, é com o povo de Santa Catarina e mais ninguém”, dando a entender de que não tem compromisso nenhum com o PMDB e sua possível investida ao Governo do Estado.

O PMDB, o maior partido do Estado, acéfalo sem a liderança de Luiz Henrique da Silveira, deu o troco através de suas lideranças que passaram a chama-lo de “golpista”. Eles foram além, passaram a apontar falhas da gestão Raimundo Colombo, como o atraso aos repasses à saúde catarinense.

Colombo quer voltar ao senado federal, por isso muita água vai rolar sob a ponte, até 2018. Quanto a dívidas, Colombo tem muitas, principalmente com a saúde do povo catarinense. O Hospital Regional que o diga; e com a rede rodoviária, uma calamidade.

Pois é: Defesa de Milton Hobus pede anulação de provas do Caixa 2

De acordo com inquérito da polícia civil de Rio do Sul, comandado pelo delegado Almiro da Costa, da Divisão de Investigações Criminais, “cidadãos de bem”, eleitores da coligação Renovação e Trabalho para Crescer, reuniram-se para fraudar as eleições de 2016, no município. A apuração resultou em calhamaço de centenas de páginas que foi encaminhado à Justiça Eleitoral, tendo o juiz Edison Zimmer, aceitado a denúncia de falsidade ideológica e associação criminosa, que se provada resultará em reclusão, multa e perda de direitos políticos, além de nova eleição em Rio do Sul.

No inquérito constam nomes de dezenas de políticos, comerciantes, industriais e prestadores de serviços, nomes acima de qualquer suspeita, entre os quais do deputado estadual Milton Hobus, do PSD. Ele que não foi muito feliz nas eleições passadas, pois além do vice-prefeito de Rio do Sul, apenas conquistou três prefeituras da microrregião da AMAVI, enquanto o deputado Aldo (PMDB), demonstrando sua liderança, conseguiu 13 prefeituras à sua legenda. Até o PSDB foi melhor, com quatro prefeituras.

Em sua defesa, o deputado Milton Hobus (como que admitindo a culpa) alega entre outras, que a prova de interceptação telefônica é ilícita, pois como deputado estadual detém a prerrogativa de Foro Especial, que o juiz não seria competente para determinar a escuta, apenas o Ministério Público Estadual.

Argumento esfarrapado. O juiz eleitoral afirma que não merece guarida, uma vez que a interceptação e o inquérito nunca tiveram foco em Milton Hobus, que durante as investigações surgiu o nome do deputado, em tese como um dos envolvidos. “Houve o que chama de encontro fortuito ou casual de provas”, que de acordo com a jurisprudência não anula o feito.

O processo vai continuar e as oitivas dos envolvidos deverá ocorrer ainda neste mês de março. É de se lamentar que um jovem líder comece sua carreira política eivada de supostos atos corruptos patrocinados por “cidadãos de bem”.

Esperança

A estreante equipe Sub-7 da Comissão Municipal de Esportes de Taió jogou a final da Copa Cebolão, em Ituporanga, contra Ibirama e em um jogo muito disputado, saiu vencedor com um placar de 2 à 0, tornando-se campeã em sua categoria.

Quando vemos crianças com este entusiasmo renasce a E S P E R A N Ç A, que o nosso Brasil vai melhorar. Que estamos apenas atravessando um período de tempestades, que em breve o sol surgirá na manhã.

A empresa não depositou o seu FGTS?

Buscando colocar dinheiro no mercado, que certamente beneficiará mais os banqueiros que o trabalhador, o governo liberou o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Medida populista que visa, antes de mais nada, mudar a péssima imagem do governo, que hoje de acordo com as pesquisas, tem apenas 8% de aprovação dos brasileiros.

Caso, você verifique que a empresa para a qual trabalha ou trabalhou não fez os depósitos corretamente do FGTS, procure a própria empresa. Outra dica é ir a uma Superintendência Regional do Trabalho, vinculada ao Ministério do Trabalho. O ministério é o órgão responsável por fiscalizar os depósitos nas contas do FGTS dos trabalhadores.

O povo não merece

O último balanço do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) mostra que 86% dos catarinenses que passaram pela perícia apresentaram alguma irregularidade e não recebem mais os recursos – contra 80% do primeiro levantamento. Das 4.017 perícias realizadas, 3.459 repasses foram cancelados. Ainda existem casos de pessoas que não se apresentaram para a revisão. A economia chega a R$ 63,8 milhões para os cofres públicos, mas com muitos trabalhadores trabalhando doentes, sem as mínimas condições. O temer tira do mais pobre para garantir os lucros astronômicos dos rentistas, aplicar em parlamentares para a provação de leis que, se aprovadas, trarão a escravidão aos trabalhadores e condenarão o brasileiro a trabalhar 49 anos para aposentadoria integral, além de cortar o benefício dos homens e mulheres do campo.

Curtas

  • Parece impossível, porém é realidade: em 2016, a cada minuto, um veículo foi roubado no Brasil.
  • Tem políticos que não gostam da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, a UPA, que atende em média 4 mil pessoas por mês. Querem que volte o sufoco ao Regional, onde pacientes permaneciam por muitas horas aguardando atendimento de emergência?
  • Vice-Presidente Regional da FIESC para o Alto Vale do Itajaí, Lino Rohden, solicitou uso da Palavra na Tribuna da Câmara de Vereadores de Rio do Sul, para falar a respeito do Movimento Santa Catarina pela Educação.
  • O prefeito José Eduardo, quando vereador, brigava com o executivo por apresentar projetos em cima da hora. Agora, ele adotou essa prática, inclusive com “regime de urgência”, ou popularmente falando, “aprovação nas coxas”.
  • Dois pesos duas medidas: quando o Gariba não pagou o Hospital Regional, por aplicar o dinheiro na UPA, foi imediatamente processado. Isto não ocorreu com outras prefeituras, Por que?
  • Os vereadores da oposição, Zeli, Nandu, Cariso e Mário Sérgio não concordam com a Taxa da Defesa Civil, como está sendo cobrada. Para eles é ilegal. O prefeito deveria buscar outra fonte para financiar a Defesa Civil.
  • O que está havendo com o nosso amigo Chico da Rouxinol, presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Sul. Marinheiro de primeira viagem, ainda não teria se encontrado. É o que dizem por aí, porém escola não falta.
  • Comenda Mulher Empreendedora do Ano” será entregue em sessão solene à Marina Lessa Mansur Pontes. É uma comenda da Câmara de Vereadores de Rio do Sul que já premiou diversas mulheres que fazem a diferença.
  • Ouvi entrevista do Giovani Nascimento, vice-presidente da FUSAVI, que administra o Hospital Regional, “o centro oncológico caminha aos finalmente”, apesar do atraso do repasse do governo do Estado, poderá ser inaugurado ainda em março.

Luiz Carlos Dacol, jornalista

Para Meditar

“A lógica pode levar de um ponto A a um ponto B. A imaginação pode levar a qualquer lugar” – Einstein

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui