Zona Franca – A violência pode se multiplicar

0
1198

Entre 2,5 milhões e 3,6 milhões de novos pobres em 2017

“Estudo inédito do Banco Mundial, que o GLOBO publicou na segunda-feira 13, aponta que o número de pessoas vivendo na pobreza no Brasil aumentará entre 2,5 milhões e 3,6 milhões até o fim deste ano. Denominados de “novos pobres” pela instituição internacional, porque estavam acima da linha da pobreza em 2015 e já caíram ou cairão abaixo dela neste ano, eles são na maioria adultos jovens, de áreas urbanas, com escolaridade média e que foram expulsos do mercado de trabalho formal pelo desemprego”.

Estes números demonstram claramente que o atual governo é contrário ao povo. É um governo dos rentistas, que tira do pobre trabalhador, para garantir aos ricos o pagamentos dos juros escandalosos da dívida pública. Não é preciso ser um economista para ver que a política econômica está errada, não leva ao crescimento… Os juros oficiais de 13% (taxa Selic) devem cair rapidamente e o estado tem que investir. Só assim teremos a retomada do desenvolvimento, do emprego e de renda justa para todos.

A criminalidade está ganhando a batalha

Pois é: “A vida em público, em uma república, se faz em público”

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, acertou um petardo em michel temer e na bela, prendada e do lar Marcela: “Em meio à decisão da Justiça que censurou reportagens que podem complicar ainda mais o mandato de Michel Temer, a presidente do STF e do CNJ, ministra Cármen Lúcia defendeu publicidade total na vida pública; “Se não quero participar, não devia, como disse Sócrates, sequer ter o empenho de sair de casa. Quem cuida das coisas da cidade, dá-se a público inteiramente”, disse; “A vida em público, em uma república, se faz em público”, afirmou; ministra se posicionou contra pedido do Sindicato dos Servidores da Justiça de Tocantins (Sinjusto) para barrar a publicação de informações sobre a produtividade de servidores, juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO); a pedido de Michel e Marcela Temer, um juiz de Brasília determinou que os jornais Folha e Globo retirassem reportagens do ar que comprometem o peemedebista”. (Brasil 247)

A criminalidade está ganhado a batalha

“Saques à luz do dia, tiroteios e mortos. Este não é o cenário da Guerra da Síria e sim do estado do Espírito Santo nos últimos dias. Cabeças cortadas não são atos somente de terroristas do Estado islâmico, mas imagens repetidas nos noticiários durante as rebeliões nos presídios em todo o país. Extermínios, como em regiões da África, fantasiados de chacinas em Porto Seguro, na Bahia. O que os números já alertavam, agora ganham as ruas das grandes cidades, de norte à sul. A criminalidade declarou guerra contra um Estado falido e está ganhando a batalha”.

Uma pessoa é morta no Brasil a casa nove minutos, isso reflete a falta de investimento em infraestrutura, inteligência e em profissionais, como resultado as polícias se enfraquecem e se omitem.

Enquanto isso, em Brasília, o ministro responsável pela segurança cabala votos de senadores para aprovar a sua indicação ao Supremo e o governo federal, leia-se temer e seus sequazes, estuda artimanhas para estancar a sangria da lavo jato. Com a Constituição Federal vilipendiada por um grupo parlamentar liderado por um criminoso, agora preso, vivemos em um Brasil sem segurança, sem lei, sem direitos constitucionais. Vivemos o império da violência em que a criminalidade tomou conta, inclusive em palácios e instituições. Vivemos: Um Deus no acuda!

Pobre Brasil

Em entrevista concedia à Coluna do Estadão, o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, candidato à presidência da República em 2018, não mede palavras, sobre temer: “Governo temer: É um desastre em todos os ângulos que se queira considerar. Hoje você tem taxa de juros de 13% com uma inflação projetada inferior a 4%. Ou seja, a taxa real de juros do governo temer está subindo no momento de depressão econômica”.

Sobre o congresso, com letra minúscula mesmo: “Hoje o congresso é fisiológico e corrupto. Você tem na linha de sucessão delatados: michel temer, que eu conheço e sei que está envolvido até o pescoço com tudo o que não presta nos últimos 20 anos- Tem o Enuncio Oliveira (presidente do Senado), que o Brasil vai conhecer. Chega a ser vulgar e inacreditável como a maioria esmagadora dos senadores vota”.

Olha! Que Ciro Gomes tem cacife para dizer o que diz.

Pior ano da história

O comércio varejista brasileiro teve o pior ano da sua história em 2016. O setor bateu recordes de fechamento de lojas, de demissões e de queda nas vendas. Entre aberturas e fechamentos, 108,7 mil lojas formais encerraram as atividades no País no ano passado e 182 mil trabalhadores foram demitidos, revela um estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC). E pela recuperação econômica do temer, aécio, meirelles e cia ilimitada.

Dura realidade: a violência pode se multiplicar

Infelizmente, esta é a dura realidade nacional hoje, na qual fomos jogados pela corrupção política e da grande imprensa. Queria ser otimista, mas acompanhado o dia a dia do governo de plantão ficamos estarrecidos com os acertos, artimanhas, jogadas que fazem para salvar a pele, embora transformando o nosso Brasil em uma republiqueta de bananas.

Até quando? E temo que chegando a esse “quando” muito sangue de bons brasileiros seja derramado. Nazistas e fascistas travam guerra no mundo virtual, mas quando virarem real no cotidiano, será o caos, porque toda “ação corresponde a uma reação”. A violência vai se multiplicar se não houver um rumo, uma luz no fim do túnel. Amazonas, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro…  Está se alastrando.

Curtas

  • Vemos na nova equipe da prefeitura de Rio do Sul pessoas empenhadas em fazer o melhor à gente rio-sulense. Sãos vários, mas cito o Christian e Paulo Fiamoncini. Trabalhadores, criativos, honestos e confiáveis. Sucesso!
  • A inflação tinha que cair, porque os 10% de inflação eram uma inflação de preços administrados (petróleo, energia); A recessão derrubou a inflação. (Prof. Bresser Pereira)
  • Creio que não partiu do prefeito, mas de seus conselheiros, o aumento da gratificação dos fixos com função comissionada de 20 para 40 por cento. Ainda mais quando se fala e aperto de cintos. O berro foi grande.
  • O vice-prefeito Paulo Cunha cobrou-me a minha afirmação de que a chapa dele repetiria a dobradinha Aldo/José Paulo, do século passado. Amigo! Faltou àquela dobradinha um Milton Hobus e Cia.
  • A nova administração de Rio do Sul está adquirindo novo aparelho de ultrassom, mais moderno e de melhor imagem. Busca a solução para a demanda reprimida de mais de 1.700 exames.
  • O prefeito José Eduardo afirmou nessa terça-feira 14, que nos próximos dias deverá ser retomada a obra do esgotamento sanitário. Pretendem começar com apenas três frentes de trabalho para o evitar o reinado do “rei buraco”.

Luiz Carlos Dacol, jornalista

Para meditar
A esperança não será a prova de um sentido oculto da Existência? Uma coisa que merece que se lute por ela? Ernesto Sábato

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui