Colégio Sinodal Ruy Barbosa comemora 69 anos

0
1150

O aniversário é neste sábado. São quase sete décadas de atividades ininterruptas em Rio do Sul

Neste sábado, 11 de fevereiro, o Colégio Sinodal Ruy Barbosa completa 69 anos de atividades ininterruptas na cidade de Rio do Sul. A história do Colégio Sinodal Ruy Barbosa está associada ao processo de imigração alemã ao Alto Vale do Itajaí e à fundação da Comunidade Evangélica Luterana de Rio do Sul em 1908. Embora existam registros de que, em 1906, já ocorriam aulas para filhos dos primeiros colonos imigrantes que se instalaram em Rio do Sul, foi apenas em 1908 que a Comunidade Evangélica Luterana de Rio do Sul foi fundada. Com a oficialização desta, foi contratado o professor Franz Rudolf Kobertein, que tinha como atribuições a formação pedagógica e também a preparação dos jovens para a Confirmação na Fé.

Desde o início até os dias de hoje, acontecimentos significativos marcaram a caminhada da escola. Entre eles podemos mencionar o primeiro fechamento da escola no período das duas grandes guerras mundiais.  No entanto, em 1948 houve outra tentativa de abertura de uma escola na comunidade que, então, começou com o Jardim de Infância. A partir deste momento, o Colégio não mais encerrou suas atividades, e até o presente momento presta relevantes serviços educacionais à região do Alto Vale do Itajaí.

Atualmente, com mais de 700 alunos e em processo de franco crescimento, o Colégio Sinodal Ruy Barbosa tem em seu alicerce de sustentação a excelência pedagógica, a formação humana, a disciplina e o processo de acompanhamento dos alunos.  O ensino de línguas estrangeiras, Inglês e Alemão, processos de Intercâmbio, o incentivo às práticas esportivas e culturais também estão presentes no cotidiano escolar dos alunos.

Imagem frontal do Colégio Sinodal Ruy Barbosaári (Foto: Divulgação)20

“O Ruy Barbosa tem uma linda história. No ano passado nós começamos a oferecer as línguas alemã e inglesa como componentes curriculares obrigatórios em todas as etapas de ensino. E neste ano de 2017 nós estamos oferecendo um Período Integral aos alunos da Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental”, revelou o diretor do colégio, Celso Luiz Moletta Junior.  Nos últimos meses também oportunizamos aos alunos alguns intercâmbios escolares. Essa troca de experiências é importante para o crescimento do aluno e também para o desenvolvimento de uma segunda língua. Em Janeiro, uma aluna realizou um período de estudos na Alemanha. E ainda no primeiro semestre deste ano um grupo de estudantes do Ruy Barbosa vai embarcar para o Chile”, acrescentou Celso.

Para o início do ano letivo, o Colégio investiu na melhoria e modernização de suas instalações. O prédio que abriga a Educação Infantil recebeu uma completa modernização, bem como  a fachado do prédio principal e seu interior. (CNPress)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui